Quais os tipos de sapatos masculinos?

Buying-Shoes

Quando se trata de sapatos masculinos todo homem sabe o que é, mas na maioria das vezes não sabe o verdadeiro nome de cada modelo.

Querer aquele belo sapato que você viu na internet é uma coisa, mas achar o modelo fora dela, ter que explicar ao vendedor o que você realmente quer é uma longa história. Mas através desse post sua vida vai mudar, e a partir de hoje você será perito em sapatos! (ou não)

Oxford

Foi o primeiro sapato com cadarços e introduzido na Inglaterra em 1640 entre os estudantes da Universidade de Oxford.

A características de um sapato Oxford são os furos nas abas para os cadarços feitos em uma peça de couro que parte da sola do sapato, enquanto nos outros modelos as perfurações são feitas em peças costuradas no meio do sapato. Outro detalhe muito comum no Oxford é a biqueira de couro (cap toe), mas não é regra, podendo estar ausente em alguns casos. É um calçado formal que fica muito bem com terno e, em suas verões em camurça, com jeans ou sarja em looks mais casuais.

Derby

O modelo Derby é primo do Oxford, mas esse surgiu no século XIX. Também é um sapato com cadarços e alguns modelos possui um bico mais quadrado, você consegue perceber a diferença entre o Derby e o Oxford através da costura que surge do bico do calçado. É menos formal que o modelo Oxford, podendo ser usado com costume, blazer e calça sem gravata. Também pode ser usado com jeans dependendo do modelo e da ocasião.

Resumindo: Oxford = costura no bico Derby = sem costura.

Monk

Uma vez que aprende seu nome é o tipo mais fácil de identificar devido a alça de couro presa por uma fivela de metal em sua lateral. O Monk é um sapato derivado dos calçados usados pelos monges no século XV tem também uma versão com duas alças e duas fivelas, chamada double monk straps, que anda em alta nos últimos anos. É um sapato formal, mas ainda assim não supera o Oxford.

Mocassim

O modelo Mocassim foi criado por Índios norte-americanos, esse é mais um modelo que é fácil de ser reconhecido devido sua costura lateral alta que vai da ponta a lateral do peito do pé.

Elegante , confortável e conhecido por sua flexibilidade. É um sapato casual e esportivo que fica bem com bermudas e calça jeans. Quando usa-lo com bermudas e calça Skinny evite meias!

Loafer

O modelo Loafer é um sapato da década de 50, utilizado por jovens universitários nos EUA. Sem cadarço ou fivela, trás, na maioria dos casos, uma faixa de couro na parte superior do peito do pé, algumas vezes adornada por uma placa de metal ou mesmo uma fivela. É um modelo bem casual, não é um sapato esportivo como o Mocassim, nem tão formal quanto um Oxford. O Loafer combina com jeans e calças chino combinadas com camisa ou pólo.

Sapatênis

Quem não conhece? Nem preciso falar sobre ele.

Brogue

O brogue trata-se de qualquer modelo de calçado já citado acima, porém ele possui furinhos que o deixam com ar retrô.

Os furos do brogue não surgiram só por acaso, eles eram usados para drenar a água dos sapatos dos caçadores quando estes pisavam em alguma poça ou tinham que atravessar um pequeno riacho ou charco.


E ai, aprendeu um pouco mais sobre sapatos masculinos?

Não esqueça de curtir nossa página no Facebook! Até a próxima.